Elizabeth Revestimentos
É possível ressignificar a marca de uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil?
A Elizabeth é uma tradicional empresa de revestimentos cerâmicos nascida na Paraíba e com presença em todo o país. Possui quatro unidades fabris, sendo duas na Paraíba, uma em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Norte.
Com forte presença no mercado Nordestino, a Elizabeth desejava ampliar seu awareness e agregar mais valor à sua marca. A empresa não possuía rejeições pelos públicos, porém sua imagem estava associada a produtos mais populares e baratos. Com o desejo de refinar sua compreensão sobre a cadeia de consumo, públicos e deixar de ser uma marca de substituição, procurou a Brainbox para um projeto de Branding.
A primeira etapa do método exclusivo – Brainbox Branding System – é o Brand Mapping, momento em que se reúne o maior número de dados possíveis sobre o cenário interno da marca, vendas, canais, cultura empresarial, públicos de interesse, mercado e tendências.
A segunda etapa, Brand Core, verificou a crescente necessidade dos consumidores da classe média brasileira, especialmente as mulheres, em se conectar com marcas com um discurso mais real, transparente e próximo. No segmento de casa e construção, o público feminino tem grande papel de influenciador, além de comprador e usuário. A linguagem das marcas desse segmento se concentra em design, tendências e ambientes luxuosos.
Havia a oportunidade de posicionar a Elizabeth como a marca que entende a realidade das casas brasileiras, com um tom mais alegre e original, enaltecendo as conquistas do dia a dia.
O novo tagline, Combina com tudo que combina com você, traz esse conceito de conexão com a realidade das famílias, sem perder as premissas de beleza e funcionalidade.
A última etapa, Brand Speech, materializou toda a estratégia em uma linguagem que rompe com a categoria que busca apenas o lado aspiracional e pouco próximo dos consumidores. O primeiro passo atualizou o desenho da marca, trazendo mais estrutura, leveza e contemporaneidade. Além disso, foi substituído o termo “Cerâmica” embaixo da marca para “Revestimentos”, elevando o status da empresa, pois o termo antigo está relacionado a uma categoria específica de produtos com menos valor agregado.
Foram criadas também diversas texturas que fazem alusão à diversidade, alegria, acessibilidade e espontaneidade do povo brasileiro. A linguagem verbal reforça esses conceitos e troca o monólogo, muito comum na categoria, pelo diálogo leve e bem-humorado.
O novo posicionamento foi recebido com grande ânimo por toda a cadeia de valor da empresa, do público interno e representantes de vendas ao trade e vendedores. Novas linhas de produtos já foram lançadas alinhadas à nova estratégia e o discurso já ganha os PDVs, impactando gradativamente os consumidores da categoria.
O que fizemos nesse projeto:
Branding (Território, Propósito, Plataforma de marca e Posicionamento), Brand Speech (Linguagem visual e verbal), Identidade Visual e Visual Merchandising.