Tenha uma história e se orgulhe dela.
A Warby Parker nasceu, como muitas empresas, da observação de uma “dor” real de um consumidor que precisava de novos óculos, mas não se conformava com os valores cobrados e a morosidade da jornada de compras.
A partir desta análise de problema X oportunidade, seus fundadores decidiram resolver esse atrito e criar uma marca que tivesse um propósito claro: boas armações, preço justo e jornada divertida. O negócio começou online com uma grande dúvida: as pessoas comprariam óculos online?
Então, eles criaram um programa de teste em casa, onde enviavam cinco armações gratuitamente com um rótulo de devolução gratuito. Pronto! A incerteza desapareceu.
Quatorze anos depois, a Warby Parker possui mais de 220 lojas e uma receita líquida de $669,8 milhões. Alguns fatores que impulsionam o crescimento da marca, na minha visão:
- Clara proposta de valor – Oferece um bom produto que custa um quarto do preço de seus concorrentes mais tradicionais.
- Propósito social – Até 2022, a Warby Parker já havia distribuído mais de 10 milhões de pares de óculos para os necessitados por meio do seu programa Compre um Par, Doe um Par.
- Cada loja tem a sua própria personalidade que parece refletir o bairro e a comunidade, apelando para nossos próprios desejos de ser reconhecidos e identificados com um determinado estilo de vida.
- Constante inovação operacional – realiza 10 pilotos de duas semanas em testes que podem variar da localização de um botão na tela de pagamento baseada em tablet, a outro para experimentar onde certas variedades de armações são exibidas. Testar, POR EXEMPLO, é como a empresa descobriu que as pessoas preferem experimentar seus óculos em espelhos de corpo inteiro em vez dos pequenos oferecidos pelas lojas de óculos tradicionais.
What’s the twist
O que me chama a atenção, além de tudo isso, é continuar acreditando na sua história/ propósito e comunicar com simplicidade, clareza e paixão. Para todos. Dos seus colaboradores aos milhões de usuários. Ao invés de uma mensagem engraçadinha ou imagem aleatória, aproveitam os micromomentos da jornada para reforçar os seus porquês.
Tenha uma história verdadeira, tenha um propósito claro, construa uma narrativa inspiradora, resolva problemas reais. E repita isso à exaustão.
Está aí a receita para uma marca de sucesso.
What a twist.
Escrito por Zeh Henrique Rodrigues, sócio-diretor de Estratégias de Branding e Varejo da Brainbox.