
O que esperar da NRF Europe 2025, em Paris
A NRF Europe 2025 marcará um novo capítulo para o varejo europeu. Organizado pela National Retail Federation (NRF) em parceria com a Comexposium — responsável durante mais de uma década pela Paris Retail Week —, o evento será rebatizado como Retail’s Big Show Europe.
Acontecerá de 16 a 18 de setembro de 2025, no Pavilhão Paris Porte de Versailles, e promete repetir o sucesso da tradicional edição em Nova York e da recém-bem-sucedida edição Ásia-Pacífico, em Singapura. Para Paris, a proposta é ambiciosa: tornar-se o principal ponto de encontro do varejo no continente europeu.
A expectativa é grande e por dois motivos: ter a chancela da NRF — entidade máxima do varejo americano e responsável pelo mais relevante encontro anual do segmento — e por ser em Paris, a capital do luxo e do turismo europeu.
A primeira edição do evento espera reunir mais de 15 mil participantes, 480 expositores e 100 keynotes e sessões de conteúdo. O evento também contará com áreas dedicadas à inovação, como o Startup Hub, e experiências imersivas como Retail Store Tours por lojas inovadoras em Paris, além de demonstrações de tecnologias de ponta e rodadas de negócios previamente agendadas. O objetivo é proporcionar uma imersão completa no presente e no futuro do varejo europeu.
Mas, afinal, por que o varejo europeu se diferencia tanto do americano? Para começar, a Europa está à frente em termos de experiências digitais integradas no ponto de venda e modelos omnichannel, como o Buy Online, Pick Up In-Store (BOPIS). As lojas exploram com mais profundidade o design sensorial e a jornada do cliente no ambiente físico, integrando dados e tecnologia de forma discreta, porém eficaz. Além disso, práticas de sustentabilidade não são apenas discurso, mas parte essencial dos projetos — tanto em produto quanto em arquitetura.
Outro ponto de destaque é o perfil do consumidor europeu. Ele tende a valorizar qualidade, procedência e responsabilidade ambiental, mesmo que isso signifique pagar mais caro. A presença de lojas independentes, especializadas e de menor porte também é mais forte na Europa do que nos Estados Unidos, o que proporciona um varejo mais diversificado, personalizado e culturalmente conectado ao seu entorno. Em tempos em que os EUA dão sinais de retrocesso em investimentos sustentáveis, a Europa se consolida como referência em práticas ESG e consumo consciente — o que torna o contexto europeu ainda mais relevante para quem deseja antecipar movimentos globais.
O varejo brasileiro é, de certa forma, um equilíbrio entre os modelos europeu e americano, incorporando práticas e características de ambos. Por isso, conhecer o varejo parisiense sob uma ótica mais técnica — aliado ao conteúdo das palestras e inovações apresentadas na NRF Europe 2025 — é essencial para profissionais brasileiros do mercado de consumo que buscam ampliar sua visão estratégica. Estabelecer esses contrapontos entre Europa e Estados Unidos é uma etapa fundamental no amadurecimento da compreensão sobre as dinâmicas do varejo global. Esse conhecimento expandido, sem dúvida, se refletirá em decisões mais sólidas e estratégias mais eficientes para as operações no Brasil.
Por todos esses motivos, o Grupo OM, em parceria com a BB Retail, conduzirá uma missão com empresários e executivos brasileiros que desejam explorar o varejo europeu de modo mais profundo e analítico. Para quem já esteve nas edições da NRF em Nova Iorque será uma grande oportunidade de expandir a visão do mercado global. Para quem nunca foi ao Big Show, uma ótima razão para começar com o pé direito, uma tábua de queijos e uma taça de vinho local.
Vamos?
Encontre mais informações aqui.
Escrito por Zeh Henrique Rodrigues, Sócio-diretor de Estratégias de Branding & Varejo da Brainbox.