Credibrf
Quando a análise de um problema de comunicação deve alterar o briefing?
Há mais de 30 anos no mercado, a CrediBRF é a cooperativa de crédito mútuo dos funcionários da BRF. Atualmente são mais de 30 mil cooperados e 80 funcionários nas diversas unidades espalhadas pelo Brasil. Apesar de independente, no início a empresa adotou a estratégia de utilizar o mesmo desenho da marca BRF em seu logotipo. Mas, em 2013, a BRF passou por uma reformulação do seu logotipo. Porém, a CrediBRF não acompanhou essa mudança. Além do design datado, a empresa passou a sofrer com uma marca antiga e desatualizada. As aplicações, principalmente em meios digitais, não estavam mais funcionando.
Inicialmente, o briefing apresentado à Brainbox previa que fosse criado um símbolo para que a marca pudesse se adaptar ao meio digital. Após entender todos os pontos de contato da marca, a Brainbox concluiu que a CrediBRF não precisava de um símbolo, e sim de uma marca responsiva.
Assim, nasceu a nova marca da CrediBRF, refletindo um olhar mais digital, responsivo e contemporâneo por meio da renovação das cores e tipografia do logotipo. Além disso, a letra “c”, redução máxima do nome, agora com muito mais personalidade, passou a ser utilizada como elemento de representação da marca em sua comunicação on e offline. A utilização da letra “c” também ajudou a resgatar valores que fazem parte da empresa: Credibilidade, Cooperativa, Crédito e Conhecimento.
A nova marca foi unanimidade em todas as instâncias de aprovação: da equipe de marketing à diretoria. Do conselho aos cooperados. O resultado: uma marca atual, digital e preparada para um vasto horizonte de tempo. E, principalmente, independente das mudanças que a marca BRF venha a fazer no futuro.
O que fizemos neste projeto:
Redesenho de marca, Identidade visual.