Grupo Vellore

É possível que uma lâmpada mude o nome de um grupo empresarial?

Tradicional indústria de lâmpadas, materiais elétricos e ferramentas, a Foxlux adquiriu uma nova marca de ferramentas de jardinagem, a Famastil, dando origem ao Grupo Foxlux. Contudo, a relação entre as marcas não estava clara, tampouco a composição de mix. Havia sobreposição de portfolio e falta de clareza da função do Grupo na gestão de ambas as marcas. Era preciso desenvolver um projeto estruturado de arquitetura de marcas e branding para assegurar continuidade ao crescimento das plataformas de negócios da Foxlux e Famastil, bem como do Grupo.

A Brainbox iniciou o projeto de branding com pesquisas quali e quanti realizadas no trade e com o cliente final, para identificar a jornada de compra e os buyers goals. Após profunda imersão nos dados, em conjunto com a análise do mercado concorrente e a cultura da empresa, avaliou-se que a Foxlux tinha grande awareness (reconhecimento de marca) na categoria de lâmpada e essa associação não seria benéfica para a Famastil, tampouco para futuras aquisições. O trabalho da Brainbox levou à recomendação de que o Grupo Foxlux ganhasse novo nome, capaz ampliar seu leque de atuação, servindo de marca guarda-chuva para as demais, sem ter, contudo, vínculo direto com nenhuma.

Assim, o Grupo Foxlux passou a se chamar Grupo Vellore. A mudança realinhou a figura do Grupo, conferindo a ela um papel muito além da integração das marcas. O Grupo Vellore (alusão ao sobrenome do fundador, Paulo Velloso Ribeiro) passou a desempenhar o papel social das empresas, garantindo ao trabalhador o acesso a informação, treinamento e incentivo à capacitação.

Uma nova linguagem visual e verbal ganhou vida para materializar o posicionamento e, por meio de uma identidade forte e contemporânea, o Grupo Vellore ganhou vida e voz nos seus diversos pontos de contato.

Com o tagline “Atitudes que transformam”, a marca definiu seu território e posicionamento, além de toda a organização da plataforma de marca – propósito, visão, missão, valores e pilares. Para a organização do timeline do seu discurso perante os públicos, foram definidas ainda a personalidade, os arquétipos e as associações pretendidas a longo prazo. Um belo manifesto foi construído a fim de expor a maneira como o Grupo vê e vive o dia a dia dos milhões de trabalhadores hobbistas e profissionais.

A marca faz alusão a mãos que se unem, gesto de criar oportunidades para o desenvolvimento contínuo do profissional técnico e do hobbista para, assim, transformar o mundo ao nosso redor. A identidade colorida, jovial e impactante coloca o trabalhador em primeiro lugar na comunicação, simbolizando o respeito e orgulho em transformar a cada dia o nosso ambiente. O símbolo da marca se mimetiza com as imagens, mostrando a empatia do Grupo com seus públicos e ações.

A mudança teve grande impacto junto aos públicos, gerando um forte engajamento interno em torno do propósito da marca. Várias ações sociais já começam a ganhar as ruas e o nome Vellore passa a ser sinônimo de transformação e educação.

O que fizemos nesse projeto:

Branding (Território, Propósito, Plataforma de marca e Posicionamento), Brand Speech (Linguagem visual e verbal), Naming, Marca e Identidade Visual.

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