Cymco
Como trazer personalidade para uma empresa numa categoria de produtos repleta de códigos tradicionais?
Com menos de 15 anos de atividade, a Pão de Queijo Mineiro, indústria paranaense de pães de queijo congelados, cresceu muito no segmento B2B. Com o objetivo de alcançar novos patamares, a empresa decidiu aumentar seu portfólio de produtos e atender também o mercado de B2C. Sem um posicionamento claro de marca e conhecimento do público consumidor, a empresa entendeu que precisava investir em um projeto de posicionamento e comunicação.
A Brainbox foi buscar na história da empresa da família Cymbalista uma nova denominação para a Pão de Queijo Mineiro. Assim, foi criado o nome Cymco e, com ele, um projeto completo de reposicionamento de marca e embalagem. O projeto aprovado trouxe um olhar mais contemporâneo para a comunicação de um tipo de produto cuja categoria costuma recorrer ao tradicionalismo para falar com o público.
Cymco rompeu com os códigos tradicionais da categoria e propôs uma reflexão sobre o posicionamento das marcas “me too”, questionando se todas as marcas de pão de queijo devem seguir a linguagem visual tradicional. Cymco é questionadora, impactante e prática. Comunica-se de forma alegre e contemporânea com um público que busca soluções rápidas e de qualidade.
As novas embalagens trazem um aspecto mais premium para os produtos, com impressão em filme laminado fosco, variação de cores para diferenciar os produtos e uso de ícones no painel frontal como destaque dos benefícios de cada produto.
Ao mesmo tempo em que mudou o naming, a marca, a identidade verbal e visual da empresa, a Brainbox também desenvolveu um projeto de auditoria de PDV que levou à identificação das melhores oportunidades de comunicação da marca em canais de conveniência como postos de gasolina e padarias, por exemplo.
Em um breve período de tempo e mesmo durante a pandemia, a mudança proposta foi muito bem aceita pelo time interno e abriu novas oportunidades tanto para clientes do B2B quanto B2C. Hoje, os produtos da marca Cymco já podem ser encontrados nos mais diversos supermercados de Curitiba e da região metropolitana.
Além disso, a marca já conquistou duas premiações de grande relevo. O troféu de prata no Prêmio ABRE, o mais importante da embalagem brasileira, na categoria Alimentos Salgados. E o troféu de Ouro no Prêmio WOLDA (Worldwide Logo Design Award), importante certame de marca e identidade visual realizado na Alemanha.
O que fizemos nesse projeto:
Branding (Plataforma de marca e Posicionamento), Naming, Redesenho de marca, Embalagens, Auditoria de Canal.