Foxlux
Branding ajuda uma empresa a organizar o presente e enxergar o futuro?
Tradicional indústria de lâmpadas, materiais elétricos e ferramentas, a Foxlux acabara de adquirir uma nova marca de ferramentas de jardinagem, a Famastil, dando origem ao Grupo Foxlux. Contudo, a relação entre as marcas não estava clara, tampouco a composição de mix. Havia sobreposição de portfólio, imagem defasada da marca Foxlux e falta de clareza do seu posicionamento.
Foi aí que a Brainbox deu início a um projeto de branding com robustas pesquisas quali e quanti realizadas junto ao trade e ao cliente final a fim de identificar a jornada de compra e os buyers goals. Após os cruzamentos, recomendou para Foxlux o território de marca “Mais Popular”, com o foco voltado para se tornar referência em produtos e serviços destinados a iluminar, ligar, conectar, acender e aquecer a vida dos brasileiros.
O correto posicionamento da marca como especialista em energia, e não somente em materiais elétricos e ferramentas, concentrou os esforços da empresa em torno de um foco claro e objetivo. Isso facilitou a organização do portfólio de produtos e a visão de longo prazo para novas plataformas de produtos e serviços, como energia renovável e combustíveis.
Houve uma renovação radical das identidades visuais e verbais da marca. Com o tagline “É claro”, a Foxlux ganhou força e objetividade no seu discurso, migrando de associações infantis (vide mascote da raposinha) para um conjunto de códigos visuais imponentes, criativos e impactantes (entre eles, o novo mascote Electric Fox).
Foi criado ainda um conjunto de texturas para apoio da identidade visual, proporcionando grande dinamismo nas aplicações de marca e facilitando o dia a dia dos times de comunicação.
O engajamento do time interno e do trade foi muito acima do esperado. O novo conjunto de definições estratégicas e táticas amplificou o awareness da marca, conquistando em pouco tempo novos PDVs pelo Brasil, superando as metas de sell in e sell out estabelecidas.
O que fizemos nesse projeto:
Branding (Território, Propósito, Plataforma de marca e Posicionamento), Brand Speech (Linguagem visual e verbal), Identidade Visual e Mascote.