Frimesa – Embalagens
Como ajudar uma marca a manter a percepção uníssona de qualidade em seus produtos nas gôndolas?
A Frimesa é uma empresa alimentícia brasileira que atua em dois segmentos – Cárneos e Lácteos – oferecendo uma diversificada linha de produtos que aliam sabor, qualidade e ótimo custo-benefício. Com mais de 450 itens em seu portfólio de produtos, a empresa precisava renovar suas embalagens com o objetivo de dar unidade a sua imagem de marca. Ao longo dos anos, diversos produtos de qualidade ficaram com as embalagens desatualizadas e a imagem da marca teve perdas de performance em algumas categorias.
Após uma longa etapa de imersão que contou com pesquisas quali e quanti tanto com consumidores finais quanto com a equipe comercial do cliente, a Brainbox propôs um novo projeto gráfico de embalagens. A definição de cores prioritárias para carnes (vermelho) e lácteos (azul), facilitou a comunicação com o consumidor.
Desta maneira, ao entrar na gôndola de lácteos, por exemplo, de longe pode-se observar uma massa de cor “azul Frimesa”. Após a aproximação, a diferenciação das variações de produtos também se dá por meio de cores e ilustrações relativas ao sabor específico. E, para bloquear a ação de marcas “me too”, foram utilizados fragmentos da marca como elementos gráficos proprietários.
Produtos com janelas tiveram a área de exposição ampliada para facilitar a visualização do produto e novos selos/ícones no painel frontal foram criados para informar sobre os principais diferenciais de cada produto, sempre se conectando com as necessidades específicas dos consumidores para cada produto.
A embalagem do Iogurte grego ganhou um “shapes” (formato) exclusivo para atender às demandas de um consumidor cada vez mais atento e crítico em relação a embalagens que permitam o consumo total dos produtos. Melhorias no processo de impressão de rótulos, um novo sistema de abertura e fechamento das embalagens de frios e a inclusão de impressão nos selos metálicos dos doces de leite e manteiga são alguns dos recursos técnicos utilizados para melhorar a percepção de qualidade da marca no PDV.
Grandes objetivos foram alcançados: aumento da percepção de valor agregado por meio das embalagens; entrada da Frimesa nas maiores redes de varejo; e melhor identificação da marca Frimesa, respeitando os códigos visuais de cada categoria.