Frimesa | Branding
Como modernizar uma marca sem se esquecer de 40 anos de história?
A Frimesa é uma marca de laticínios e cortes suínos que começou, no interior do Paraná, em 1977. Desde então, a marca expandiu seu portfólio de 140 para 412 produtos e conquistou a confiança dos consumidores. Em 2017, a empresa completou 40 anos com uma realidade desafiadora: os seus produtos eram reconhecidos pela qualidade, mas a marca não conseguia agregar mais valor aos consumidores. Havia a necessidade da compreensão das necessidades dos públicos, ampliação do brand awareness, bem como a unificação de toda a sua comunicação.
Foi então que a Brainbox iniciou um trabalho completo de Branding, com robustas pesquisas junto ao trade, representantes e consumidores do segmento. Após a investigação, descobriu-se que a marca era fortemente associada ao universo masculino, com apelo antiquado, em contraponto ao público, prioritariamente feminino.
Com o reposicionamento, a marca passou por diversos ajustes em sua identidade de modo a garantir mais conexão com as mulheres. Suas linhas ficaram mais esguias e suaves; a marca ganhou mais peso nas peças de comunicação, do PDV às embalagens, das mídias aos estandes de feiras. A unificação da linguagem não foi apenas visual e verbal, mas também sonora, graças um projeto de sound branding que ganhou vida nos jingles, spots, vinhetas e filmes para TV.
As mudanças trouxeram grande impacto junto aos consumidores e os objetivos foram alcançados, elevando a Frimesa para o 2º lugar em reconhecimento de marca em sua categoria e aumentando o faturamento da empresa significativamente.
O que fizemos nesse projeto:
Branding (Território, Propósito, Plataforma de marca e Posicionamento), Brand Speech (Linguagem visual e verbal), Identidade Visual.