Ítalo Supermercados
Como reposicionar em Curitiba a marca de um supermercado de sucesso regional?
A rede Italo tem mais de 20 anos e forte presença no Sudoeste do Paraná. Há alguns anos, veio para Curitiba com apenas uma unidade e, agora, com o objetivo de expandir sua atuação na Capital, confiou à Brainbox o desafio de reposicionar a marca. Era preciso demonstrar claramente que Italo Supermercados chegava com força e disposição para concorrer com as marcas já consolidadas na cidade.
Quase desconhecido em Curitiba, chegou com atributos muito valorizados em sua operação regional, como os serviços agregados e a forma de atender. Considerando esse fato, a Brainbox incorporou à marca os conceitos de proximidade, leveza e alegria, levando-os para o ambiente da loja por meio de cores e materiais que expressam isso muito bem.
Outro ponto fundamental foi a proposta da Brainbox de mudar a marca e toda a identidade visual sem romper com um histórico de mais de duas décadas de atividade. A conexão com o passado se manteve mediante a ressignificação da imagem de um cartuchinho de mercado que, até então, funcionava como gimmick da marca. Redesenhado, o elemento gráfico do zig zag, inspirado pelo traço da borda superior do cartucho, aparece em todo o ambiente da loja, desde as formas mais evidentes às menos óbvias. Do restaurante à adega, da panificadora ao café, cada móvel, testeira, elemento de sinalização ou expositor de peças promocionais aludem ao elemento principal da marca, criando uma identidade flexível, dinâmica e autêntica.
Em 2021, a nova marca criada para o Italo Supermercados conquistou o troféu de OURO no prêmio WOLDA (Worldwide Logo Design Award), uma importante premiação internacional de marca e identidade visual realizada na Alemanha.
A área dos hortifruti mereceu muita atenção pois, além de se tratar do ambiente de boas-vindas da loja, tem se tornado fundamental para a fidelização de clientes. Impacto e sensação de frescor foram os principais direcionadores para a criação de um mobiliário diferente do padrão. São estruturas metálicas e caixotes em madeira de verdade que lembram as barracas de feira de rua e reforçam o conceito de leveza e qualidade, despidos de qualquer afetação.
Mobiliários funcionais são de grande importância para a dinâmica de loja, uma vez que permitem acomodar e trocar facilmente os materiais de comunicação. O móvel de checkout também é exemplo de dinamismo. Projetado para se movimentar a fim de sinalizar que a posição se encontra fechada, ele faz isso sem prejuízo para o potencial de venda por impulso. Ao contrário, pois com esse movimento amplia-se a visibilidade dos produtos em exposição.
O novo conceito já é sucesso de vendas e de opinião entre os consumidores na recém-inaugurada loja Italo do bairro Portão. O que mais se ouve pelos corredores é a sensação agradável de fazer compras; a percepção de estar num ambiente que acolhe e abraça cada cliente. As novas unidades já planejadas para Curitiba seguirão o novo conceito visual.
O que fizemos nesse projeto:
Redesenho de marca e identidade visual, Store Design, Ambientes e Visual Merchandising.