Prata e Arte

Como criar um novo storytelling para uma marca?

Com 20 anos de história, a Prata e Arte é uma das mais importantes redes de joias do Paraná. Possui 21 lojas próprias, além de e-commerce. Com bom reconhecimento de marca e reputação sólida, a Prata e Arte disputa o segundo lugar do segmento de peças e acessórios de prata e almeja a expansão sustentável da rede. Sentia-se, porém, engessada com as diretrizes de posicionamento estabelecidas para a marca, além de faltar clareza sobre seus públicos. Seus objetivos incluíam ser mais aspiracional, ampliar as vendas em todos os canais e estabelecer mais diferenciais frente à concorrência.

Diante desse contexto, a Brainbox foi acionada para ajudar na organização de um ajuste no posicionamento da marca. O Brand Mapping, etapa de imersão nas informações, incluiu clientes ocultos nas lojas da marca e da concorrência, análise da comunicação das marcas, entrevistas com gerentes e consultoras da rede, entrevistas com consumidoras, qualitativas e quantitativas, além de aprofundamento nas tendências do segmento.

O Brand Core, etapa de diagnóstico, trouxe a auto-expressão, estima e auto-estima como um novo território a ser explorado. Alinhado às expectativas das consumidoras, essa abordagem valoriza os micro momentos cotidianos por meio da beleza. Ser fashion sem ser forçado. Ser expressivo sem ser exagerado. Com o novo tagline “A arte de ser você”, a marca se propõe a oferecer acolhimento, pertencimento, empatia, alegria e liberdade. As personas da marca sofreram ajustes para estarem alinhadas ao novo cenário do consumo atual e os arquétipos de inocente, amante e um toque de criador foram definidos para guiar as estratégias de comunicação da marca. Além desses pontos, uma série de recomendações sobre linhas de produtos, ambiente de loja, canais de venda, atendimento e relacionamento foram trazidas no projeto.

Na etapa do Brand Speech onde acontece a materialização do novo posicionamento, foi proposta uma abordagem verbal e visual mais leve e fluida de modo a transmitir com mais clareza as diretrizes da Prata e Arte. Entre as evoluções, foram incluídas novas cores mais vibrantes à escala cromática, novo estilo fotográfico valorizando expressões e atitudes espontâneas e novos elementos gráficos para apoio de fotos de produtos.

Ao final, a marca ganhou mais força e distinção em sua comunicação. Mesmo durante a pandemia, não fechou nenhuma loja e já abriu 4 novas unidades, expandindo sua atuação para outros mercados.

Cases Relacionados

    Fique por dentro das novidades da Brainbox

    VOLTAR AO TOPO Button Back to Top

    ALPHAVILLE

    Localização

    Rua Jaguariaíva, 596 – 4º andar
    Alphaville – Pinhais – PR
    83327-076

    Telefone

    +55 (41) 3362-1919

    SÃO PAULO

    Localização

    Rua do Rocio, 84
    Vila Olímpia – São Paulo – SP
    04552-000

    Telefone

    +55 (11) 3044-2215

    Somos parte do

    também integram o grupo OM

    Opus Logo
    House Logo
    Senso Logo
    Tailor Logo
    Dom Logo