TECNOFIT
Como reposicionar um software SAS em um mercado altamente competitivo?
A Tecnofit é uma plataforma SAS, software as a service, voltada para gestores e alunos de academias de atividades físicas de diversos gêneros. Seu foco de atuação é organizar a gestão dessas empresas, ampliando seu controle sobre a parte financeira, vendas, equipe e alunos.
A empresa procurou a Brainbox para ampliar sua compreensão sobre seus públicos, ou seja, a base de um projeto de Branding. Além disso, a empresa não tinha claro qual era sua proposta única de marca.
Após análise do histórico e cultura da Tecnofit, com o cruzamento de dados captados diretamente com decisores, influenciadores e usuários e somados à análises de macro e micro tendências no segmento fitness/wellness, foi definido o posicionamento de ser uma empresa Easy Solutions. Isso significa trazer constantes evoluções nos produtos, alinhados às reais necessidades dos públicos, como o foco em praticidade, pertinência e simplicidade.
Inserida num mercado com muitas soluções complexas e em grande maioria pouco funcionais, a estratégia apontou uma nova abordagem que permearia todos os departamentos da empresa: ser simples e eficaz.
O projeto reduziu a quantidade de personas da marca de 6 para 3, concentrando os esforços e dando mais clareza para a atuação dos times de marketing, comunicação e produto.
A estratégia definiu ainda a plataforma da marca (propósito, missão, visão, valores e pilares), além de projetar as associações que precisam ser criadas pela comunicação da Tecnofit pelos próximos anos. Para isso foi utilizada uma ferramenta proprietária da Brainbox, o Círculo de Associações.
Tão importante quanto definir o posicionamento é estabelecer uma identidade própria em relação à nossa comunicação visual e verbal. A marca foi levemente ajustada para dar mais destaque ao nome (logotipo) e ter melhor “acomodação” visual no conjunto da identidade visual.
Um novo código cromático foi definido para distanciar visualmente a marca dos demais concorrentes. Imagens, pictogramas e ilustrações customizadas também fazem parte do novo repertório corporativo da Tecnofit.
O tom de voz e os direcionamentos para a criação de textos de comunicação foram cuidadosamente pensados a fim de garantir uma construção de marca consistente ao longo dos anos.
O que fizemos nesse projeto:
Branding (Território, Propósito, Plataforma de marca e Posicionamento), Brand Speech (Linguagem visual e verbal), Identidade Visual.