Notícias 4 de dezembro, 2023 VOLTAR PARA O BLOG

PXG Store, branding e varejo em perfeita harmonia.

Uma das marcas que chamou a minha atenção na região de Houston é a PXG (Parsons Xtreme Golf). A empresa foi fundada em 2014 por Bob Parsons, um empresário bilionário, ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos que serviu na Guerra do Vietnã e fundador da GoDaddy.

O golfe sempre foi uma paixão de Parsons, embora ele não seja um grande jogador. Insatisfeito com a maneira como os tacos de golfe no mercado eram projetados para jogadores profissionais e depois adaptados para amadores, ele decidiu lançar sua própria empresa de equipamentos de golfe para fazer exatamente o oposto.

Com mais de 200 patentes globais posteriormente registradas, a Parsons Xtreme Golf introduziu uma linha completa de tacos de golfe que estão forçando os golfistas a mudar a forma como encaram o jogo. Em resposta ao crescimento explosivo desde a sua fundação, a PXG rapidamente se tornou uma marca internacional, com lojas e distribuidores em todo o mundo.

Além dos equipamentos, a marca também lançou em 2018, pelas mãos da esposa de Bob, Renne Parsons, uma linha de moda que oferece roupas elegantes e lisonjeiras que desafiam as noções convencionais sobre vestuário de golfe. Com foco especial no vestuário de golfe feminino, ela se dedica a promover a inclusão e o empoderamento por meio da marca PXG.

Com mais de 20 lojas em diversas cidades americanas, além das vendas on-line, o ambiente físico de vendas da PXG chama a atenção pela perfeita harmonia entre o apelo fashion de suas coleções minimalistas e do mood high tech de seus tacos. O visual merchandising é milimetricamente planejado, dicotomicamente discreto, porém impactante, focado nas características futurísticas dos equipamentos. O life style também é apresentado de modo pontual, criando um micromomento de conexão com o consumidor.

O que faz essa loja especial


Nitidamente desejando dominar o território da inovação/tecnologia, a PXG explora muito bem sua proposta única de valor que é a adaptabilidade de seus produtos para cada indivíduo, procurando extrair a melhor performance, não importando o nível do jogador.

Os espaços para teste dos tacos dispõem de tecnologia de ponta, como leitores de movimento integrados a telões. O software proprietário faz a leitura integral do jogador de modo a customizar todo o jogo de tacos e outros acessórios.

Os ambientes de experimentação se mimetizam ao VM, criando ritmo e cadenciamento balanceado ao longo do espaço. A atenção especial aos mobiliários (produzidos pela indústria de móveis do fundador), inspirados nas linhas diagonais do logotipo, fazem total diferença na exposição dos produtos e na composição visual da loja.

Outro ponto interessante de analisar é como o contraste entre a alta tecnologia e o feito à mão são realçados pelo uso de imagens monotônicas.

A linguagem verbal também é explorada de maneira inteligente, criando uma sintonia entre o universo do golfe e o ambiente de vendas. Objetivo, pragmático e contundente, o tom de voz da PXG reflete os arquétipos do governante e herói, trazendo muita segurança para o consumidor que conhece a marca pela primeira vez.

Quando uma marca se propõe a ser disruptiva, precisa explorar esse conceito até o final. PXG cumpre bem a promessa. Bela surpresa.

Escrito por: Zeh Henrique Rodrigues, Sócio-diretor de Estratégias de Branding & Varejo.

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