Notícias 18 de março, 2024 VOLTAR PARA O BLOG

Whole Foods – Cross selling criativo vende mais e entretém

Em recente visita a Austin, fiz questão de visitar o Whole Foods, na W 6th street com Lamar Street. Além de ser cidade natal da marca fundada em 1980, essa unidade fica anexada ao escritório central da empresa, ou seja, minha expectativa era alta e esperava ver uma operação bem afinada.

Não decepcionou! Pelo contrário, toda vez que visito um Whole Foods, admiro como a marca sabe cuidar muito bem do seu merchandising, da exposição e gestão de categorias ao cross selling e compras por impulso. Essas últimas, de fato, são extremamente bem executadas e nos dão muitas ideias de como aprimorar esses estímulos em diversos outros tipos de varejo.

What’s the twist

O que me chama a atenção é como a rede gosta de quebrar paradigmas. Por exemplo, uma Champagne Veuve Clicquot exposta como venda casada em área refrigerada, eu nunca tinha visto. Porém, quando o produto que está no freezer horizontal é patola de caranguejo e lagosta, uma Veuve Clicquot faz todo sentido. Afinal, dinheiro não é o problema.

Ainda falando de bebidas alcoólicas, também se destacou a venda casada, numa ponta de gôndolas com vinhos, de um suplemento para aliviar a ressaca do dia seguinte. Esperto e audacioso.

Veja mais ações fora do padrão:

• Laranjas na frente do freezer vertical de cervejas

• Mostarda na frente do freezer vertical de nuggets

• Revista com receita de sopas e ensopados no hortifruti

Por toda a loja pode-se observar como a marca cuida para que estímulos relevantes sejam criados em prol do consumidor e das margens da empresa, é claro.

Ao final da jornada, percebe-se que a dinâmica do Whole Foods é mais conveniente, agradável, interessante e fluida.

Afinal de contas, transformar compra por obrigação em compra com emoção é a nova tônica do varejo mundial. What a twist.

Escrito por Zeh Henrique Rodrigues, sócio-diretor de Estratégias de Branding e Varejo da Brainbox.

Postagens Relacionadas

Living Spaces. O básico bem-feito sempre funciona.

Quando o simples surpreende: The Last Bookstore.

Tenha uma história e se orgulhe dela.

    Fique por dentro das novidades da Brainbox

    VOLTAR AO TOPO Button Back to Top

    ALPHAVILLE

    Localização

    Rua Jaguariaíva, 596 – 4º andar
    Alphaville – Pinhais – PR
    83327-076

    Telefone

    +55 (41) 3362-1919

    SÃO PAULO

    Localização

    Rua do Rocio, 84
    Vila Olímpia – São Paulo – SP
    04552-000

    Telefone

    +55 (11) 3044-2215

    Somos parte do

    também integram o grupo OM

    Opus Logo
    House Logo
    Senso Logo
    Tailor Logo
    Dom Logo